Como acontece com qualquer história verdadeira, o começo nunca é um ponto específico no tempo ou no espaço, mas intercepta e interage com outras histórias; move, muda, transforma e recorda imagens, emoções e fragrâncias. O ano era 1942 e um homem decidira iniciar um novo negócio, com a guerra à sua porta, no centro nervoso de uma nação em crise: Roma. Umberto Nobile, um nome que sempre foi sinónimo de fragrâncias de luxo, continuou a perseguir a sua paixão e sua vocação ao longo da vida.
Impulsionado por um amor a todas as coisas belas, uma paixão transmitida de pai para filho, ensinada por mulheres de grande convicção e estilo; uma vocação feita de sensações, sedução e intuição; uma busca pelos mais altos padrões de qualidade. Uma curiosidade sobre outros costumes, outros estilos de vida, outras culturas; mas também um senso de pertencer a uma terra de grande tradição artística. Assim, a família Nobile buscou inspiração em produtos e padrões de qualidade em toda a Europa, mantendo contato com a tradição italiana de artesanato especializado em fragrâncias, ouro e jóias e couro; esse estilo italiano mundialmente famoso que tantos se esforçam para imitar. Foi talvez a chegada do novo milênio que despertou essa paixão em Massimo, mais uma vez interessado em números, um pouco como o vento norte que surpreendeu Vianne Rocher em Chocolat.
Massimo é superado por esse despertar e não tem escolha senão ceder a ele e permitir que ele o leve a um mundo de estilo, de elegância, de redescoberta; do mundo da emoção e da sensação, um desejo por todas as coisas preciosas. A primeira expressão da nova paixão de Massimo foi uma fragrância para os homens; e assim foi que sua busca começou a redescobrir suas tradições familiares e a encontrar a cultura de uma era, o valor de uma arte que evoca memórias com força extraordinária. Então não é por acaso que o primeiro produto do novo NOBILE 1942 deverá ser uma fragrância que evoque o espírito de um homem, que incorpora o espírito de todos os homens como os da família Nobile, que, ao longo dos anos, tiveram a coragem de seguir as suas próprias decisões com confiança, determinação e respeito. Foi o nascimento de uma fragrância que evoca a frescura de memórias genuínas, de homens e de lugares com uma história para contar, de um ofício antigo e de uma profundidade de sabedoria; uma fragrância que se move, seduzida pela beleza e pela paixão.